Confira que se pode fazer quando a pressão está alta

15 de julho 2022 - 04h42
Créditos:

Quando a pressão está alta, acima de 14 por 9, é acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça muito forte, enjoo, visão embaçada, tonturas e se tem o diagnóstico de pressão alta, deve-se:

- Tomar o remédio indicado pelo cardiologista para situações de SOS;
- Ir ao pronto-socorro se não melhorar em 1 hora, porque pode ser uma situação de emergência médica.

No entanto, quando não se é hipertenso e a pressão está alta, sem nenhum outro sintoma é aconselhado:

- Tentar relaxar um pouco e esperar 1 hora para medir a pressão novamente.

Se depois disso, a pressão continuar alta deve-se marcar uma consulta com um cardiologista o quanto antes, porque isso pode indicar um quadro de hipertensão que pode necessitar de tratamento com medicamentos para regular a pressão, indicados pelo cardiologista.

Porque a pressão fica alta 

A pressão alta é mais comum em pessoas com hipertensão, que surge quando o sangue tem maior dificuldade para passar pelas artérias, o que normalmente acontece devido ao acúmulo de placas de gordura em seu interior.

No entanto, ter pressão alta por um curto período de tempo é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, e em qualquer idade, especialmente após situações como:

Receber uma má notícia;
Ficar muito emocionado;
Fazer uma grande refeição;
Fazer um esforço físico muito intenso.

Dessa forma, ter um pico de pressão alta ocasionalmente não é preocupante e, geralmente, é facilmente controlável, especialmente quando a pessoa é aparentemente saudável.

Porém, se a pressão alta for muito constante é importante consultar um clínico geral para avaliar as chances de se ter hipertensão. Saiba mais sobre a hipertensão e porque surge.

Pessoas que sofrem com hipertensão devem ainda aferir a pressão arterial periodicamente na farmácia, além de tomar os medicamentos receitados pelo médico e manter os hábitos saudáveis, como fazer uma alimentação pobre em sal e em gordura, e praticar regularmente exercício físico leves a moderado.

O que fazer para controlar a pressão alta

Para controlar a pressão alta, evitando suas complicações, o hipertenso deve medir a pressão arterial pelo menos 1 vez por semana, anotando seus valores para mostrar ao cardiologista nas consultas seguinte. Assim o médico consegue ter uma melhor percepção de como a pressão se comporta e pode indicar o tratamento mais adequado.

No entanto, outras atitudes igualmente importantes e que devem ser adotadas para ajudar a controlar melhor a pressão são:

Emagrecer, mantendo o peso ideal;
Fazer uma dieta com pouco sal;
Praticar exercícios físicos; veja como controlar a hipertensão com atividade física.
Deixar de fumar, se for o caso;
Evitar ambientes estressantes;
Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

Um tratamento caseiro eficaz, para controlar a pressão alta é o suco de laranja com berinjela. Deve-se bater no liquidificador meia berinjela com 1 copo de suco natural de laranja e coar a seguir. É recomendado beber este suco todas as manhãs, no café da manhã.

Com informações de Rede Brasil News