Conheça os 4 alimentos mais poderosos para prevenir o infarto

21 de Março 2022 - 07h51
Créditos:

O temido infarto agudo do miocárdio é uma das maiores causas de morte no mundo anualmente. A condição é caracterizada pelo bloqueio de vasos sanguíneos, veias ou artérias ligadas ao coração, interrompendo assim o fluxo sanguíneo que vai para o músculo cardíaco.

Essa interrupção pode ser ocasionada por coágulos sanguíneos, placas de gordura, dilatações nas paredes das veias e outras alterações.

Os sintomas mais comuns do infarto incluem dor intensa e sufocante no centro do peito, puxando para o lado esquerdo e costas, bem como outros sintomas como formigamento e dormência no lado esquerdo do corpo.

Um infarto pode levar uma pessoa de qualquer idade ou sexo a óbito instantaneamente e, por isso, é classificado como um mal súbito.
 
Dentre os fatores de risco para o infarto estão doenças como a diabetes e condições como o sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, excesso de gordura abdominal e peitoral, dentre outros.

Vale a pena frisar que apesar de poder acontecer em qualquer idade, essa fatídica condição é mais comum em pessoas acima de 40 anos.

Portanto, não é correto colocar o infarto como uma doença, mas sim como o resultado de algumas doenças e condições físicas precárias.

Para evitar o infarto, um dos melhores caminhos é regrar a alimentação e incluir substâncias saudáveis na dieta.

Os 4 alimentos que previnem o infarto
Acompanhe a lista abaixo atentamente e anote as informações necessárias.

Chá verde
O chá verde é uma conhecida fonte de fitonutrientes e possui várias propriedades benéficas ao corpo humano.

Estima-se que o consumo de 3 xícaras de chá verde por dia durante oitos anos seguidos diminua os riscos de infarto em mais de 56%.

O motivo disso são, principalmente, a alta quantidade de antioxidantes presentes na planta Camellia sinensis, o princípio ativo do chá verde.

Esses compostos naturais impedem o estresse oxidativo que causa o colesterol alto e a morte de células cardíacas, melhorando assim o fluxo sanguíneo.

Uva roxa
A uva roxa possui na sua casca altas quantidades de um fitonutriente chamado resveratrol.

Essa substância também combate o estresse oxidativo causado pelos radicais livres responsáveis pela formação de placas de gordura em veias e artérias que levam o sangue até o coração.

Para auxiliar o resveratrol, a uva também conta com outras substâncias boas para o coração e a circulação sanguínea, como vitaminas, flavonóides (antioxidantes) e muitas outras.

Folha de oliveira
As folhas da oliveira, árvore citada na bíblia que tem como fruto as azeitonas, também podem ser usadas para turbinar a saúde do coração.

Esse produto natural possui alguns polifenóis que agem como antioxidantes naturais.

Além disso, as folhas de oliveira também são ricas em uma substância chamada oleuropeína, que serve como um relaxante natural para as artérias, o que melhora a circulação sanguínea diminuindo a pressão arterial.

As folhas de oliveira podem ser consumidas em forma de chá e de extratos naturais.

Maçã
A maçã é, além de deliciosa, uma fruta muito rica em fitonutrientes.

Dentre os mais abundantes compostos encontrados neste fruto de cor vermelha estão os carotenóides, os flavonóides e a pectina.

Os carotenóides e os flavonóides possuem ação antioxidante, enquanto a pectina é responsável por impedir que o coração absorva a gordura eventualmente presente na corrente sanguínea.

Tudo isso impede a alta do colesterol ruim no corpo, evitando assim o aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e AVC.

Com informações do Diário Vip