
Composta por nove deputados estaduais, a Frente Parlamentar da Segurança Pública foi instalada nesta segunda-feira, 30, na Assembleia Legislativa sob a presidência do deputado estadual Coronel Azevedo (PSC).
Em seu pronunciamento, ele disse que “precisamos debater esse tema com mais intensidade e buscar soluções a curto, médio e longo prazo para nossa segurança pública se reerguer. Sem partidarismo ou ideologias. Vamos contribuir para que a segurança pública se restabeleça”.
Com atuação na área de segurança pública, o promotor de justiça Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo considera a questão orçamentária como o maior desafio para a segurança pública. “É sabido que o investimento em recursos humanos e materiais é a solução para os problemas. Por isso penso que esse é o maior desafio dessa frente parlamentar, é encontrar e dispor de recursos nas leis orçamentárias. É o mais complexo”, disse.
O representante do Ministério Público Estadual elogiou a iniciativa do deputado Coronel Azevedo com Frente Parlamentar da Segurança Pública e frisou que “o Ministério Público está à disposição para ajudar”.
Já o deputado estadual George Soares, parabenizou pela mobilização e atitude do Coronel Azevedo com a frente parlamentar”. “Acredito que será a maior frente de registros de parlamentares. É um tema atual e importante”, ressaltou. O grupo de trabalho já inicia com a marca de ser o maior número de deputados, nove ao todo.
Também membro da Frente Parlamentar, o deputado estadual Kleber Rodrigues lembrou a experiência do Coronel Azevedo na segurança pública, inclusive quando foi comandante-geral da Polícia Militar.
Participante da instalação da Frente, o vice-governador, Antenor Roberto, explicou a respeito da concepção do plano estadual de segurança. “O conceito desse plano é que a segurança é responsabilidade de todos”, detalhou.
Presidida pelo deputado Coronel Azevedo (PSC), a frente é composta pelos deputados Allyson Bezerra (SDD) e vice-presidente da frente, Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM), Doutor Bernardo (AVANTE), Kleber Rodrigues (AVANTE), Kelps Lima (SDD), Francisco do PT e George Soares (PL).
Também participaram do ato de instalação, o secretário estadual da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, o secretário adjunto do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Osmir Monte, o coordenador do Centro de Apoio às Promotorias Criminais, promotor de Justiça Gláucio Pinto Garcia, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Djairlon Henrique Moura.