Covid-19: Hospital de São Paulo do Potengi recebe mais seis UTIs

12 de Agosto 2020 - 14h26
Créditos:

Dentro do Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado continua ampliando a oferta de leitos à população. Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) coloca em funcionamento mais seis leitos de UTI no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, município sede da V Regional de Saúde. Esta unidade já tinha 6 leitos clínicos, sendo 2 de estabilização, para tratamento da Covid.

Ainda para assegurar melhor assistência à população, o Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, que ganhou 8 novas UTIs ontem, terá mais 4 UTIs instaladas até a próxima sexta-feira, 14. Em Assu, o Hospital Regional também vai contar com novas UTIs até o início da próxima semana, informou a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Maura Sobreira, na entrevista coletiva de atualização de dados e prestação de contas das ações do Governo do RN no enfrentamento à pandemia.

 "Todo este trabalho envolve um grande esforço para garantir atenção aos pacientes. O nosso Plano Estadual de Contingência passa por constantes atualizações. O Governo ampliou a capacidade instalada na rede pública de saúde e firmou parcerias importante como a que permitiu o sistema Regula RN, que permite a atualização dos dados da pandemia e a ocupação de leitos a cada 5 minutos. Isto é feito em conjunto com os especialistas do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Onofre Lopes da UFRN", destacou Maura Sobreira.

 A subsecretária de planejamento e gestão da Sesap afirmou, ainda, que o impacto da pandemia afeta a saúde e a forma da população se relacionar e viver. "Por isso o Governo RN desenvolve ações intersetoriais através das várias secretarias e órgãos do Estado dentro dos programas RN mais Protegido, RN Mais Unido, RN Mais Saudável, Pacto Pela Vida e RN Chega Junto para atender necessidades e oferecer estratégias para a população superar as dificuldades". Ela reforçou a necessidade deste período de retomada das atividades econômicas acontecer de forma responsável, e, para isso, é necessário a adesão da população às medidas protetivas, de higiene, uso de máscara e de não aglomeração.