Covid-19: Venezuela anuncia toque de recolher nas fronteiras

20 de Maio 2020 - 11h31
Créditos:

A Venezuela impôs novo toque de recolher em algumas cidades pequenas, em suas fronteiras com a Colômbia e o Brasil em uma reação ao aumento no número de casos de coronavírus, que autoridades atribuíram principalmente a imigrantes que estão retornando, disse o ministro da Informação venezuelano, Jorge Rodríguez.

Em pronunciamento na televisão estatal, Rodríguez disse nessa terça-feira (19) que o país sul-americano detectou 131 casos novos nas últimas 24 horas, o maior índice registrado até agora em um único dia. Ele disse que a cifra inclui 110 pessoas que contraíram o vírus no exterior, o que elevou o total para 749, com dez mortes.

Milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos anos devido ao colapso econômico e a uma crise humanitária, e muitos se estabeleceram no Equador, Peru, Brasil e na Colômbia – mas como o isolamento adotado para conter a proliferação do coronavírus nesses países agora prejudica suas economias, muitos voltaram.

Os que retornam à Venezuela têm de cumprir uma quarentena de 14 dias em abrigos nas fronteiras, e não em seus estados de origem.

Até o momento, a Venezuela registrou menos casos de coronavírus do que a maioria das nações sul-americanas, mas a contagem de casos diários aumentou de forma rápida nos últimos quatro dias. Funcionários de hospitais alertam que suas instalações não estão preparadas para um grande surto depois de anos de subfinanciamento.

Agência Brasil