Crítica da reforma, Fátima agora quer cursos profissionalizantes no Ensino Médio

24 de Janeiro 2019 - 14h27
Créditos:

Antes crítica ferrenha da Reforma do Ensino Médio, aprovada durante o governo Michel Temer (MDB), a governadora Fátima Bezerra (PT) parece mais adepta das mudanças que foram implantadas no país a partir do projeto. Nesta quinta-feira (24), durante a posse dos novos diretores regionais de Educação e Cultura do Estado, a petista disse que vai buscar parcerias com os Institutos Federais do RN e até mesmo com o Sistema "S" para reforçar a educação profissionalizante e tornar o ensino médio mais atraente para os alunos.


"Também temos o compromisso de ampliar o ensino em tempo integral, não só em quantidade, mas sobretudo em qualidade", disse a governadora. Fátima enfatizou que os novos gestores empossados devem desenvolver ações que correspondam aos anseios da população, principalmente dos jovens, que almejam uma boa educação para serem inseridos mais facilmente no mercado de trabalho.


Foi exatamente a polêmica Reforma do Ensino Médio, aprovada pelo Congresso Nacional quando Fátima era senadora, que trouxe para esta etapa da educação a possibilidade dos jovens receberem ensino profissionalizante, justamente com o objetivo de "tornar o ensino médio mais atraente para os alunos". 


Para quem não lembra, logo no início da gestão Michel Temer, a até então polêmica Reforma do Ensino Médio motivou inclusive a ocupação de escolas em vários estados do país, inclusive no Rio Grande do Norte. Movimento fomentado, claro, pela oposição liderada pelo PT e demais partidos de esquerda.