Dança: quais os benefícios da prática para a saúde?

08 de Maio 2023 - 10h53
Créditos:

Além de ser um excelente exercício aeróbico, a dança tem conquistado cada vez mais adeptas e adeptos porque melhora a coordenação motora, equilíbrio e autoestima e ainda é um momento de conexão consigo e com o outro.

"A dança é uma modalidade convidativa, estimulante e extremamente animada", define a professora da academia Pulse Simone Cavalcanti, profissional de Educação Física. "Por precisar apenas de música e do próprio corpo, é também bastante acessível".

A Pulse é uma das academias de Natal que oferece a modalidade. São 17 aulas por semana, de segunda a sábado, nos três turnos. Sucesso entre os membros, cada sessão chega a receber até 40 pessoas.

Simone indica que a dança seja praticada com outro exercício, como a musculação. "É uma combinação perfeita, porque uma atividade complementa a outra e, juntas, proporcionam benefícios para corpo e mente", afirma.

Uma rotina ideal, segundo ela, seria a musculação e a dança no mínimo três vezes por semana, podendo ser em dias intercalados ou não. "Assim, é possível fortalecer os músculos, articulações e tendões e ter um rendimento e segurança maiores nas aulas de dança".

Simone reforça que dançar requer mais força, resistência e domínio do corpo, mas que a prática é para todas as pessoas. "Nunca é tarde para começar", diz. "Deve-se iniciar aos poucos e não desistir, porque a adaptação aos movimentos vem com o tempo e constância".