Deputados nordestinos criam comissão parlamentar para fiscalizar Consórcio NE

10 de Junho 2020 - 03h26
Créditos:

Deputados dos nove estados do Nordeste criaram nesta segunda-feira (8) uma comissão parlamentar para acompanhar as ações do Consórcio Nordeste, bloco formado pelos governadores da região com o objetivo de realizar ações conjuntas.

De acordo com carta de intenções assinada por 26 deputados estaduais, a iniciativa interestadual foi posta em prática para cobrar maior transparência das ações implementadas pelo grupo. 

Do Rio Grande do Norte, estão confirmados no colegiado os deputados Allyson Bezerra e Kelps Lima, ambos do Solidariedade.

Os parlamentares querem saber o motivo pelo qual o Consórcio Nordeste pagou R$ 48 milhões de maneira antecipada a uma empresa da China que forneceria 300 respiradores para tratamentos de pacientes com Covid-19. Os equipamentos nunca foram entregues.

"O Consórcio Nordeste não possui Portal de Transparência e não divulga oficialmente as despesas e as informações públicas sobre sua estrutura administrativa e suas contratações", diz o documento assinado por parlamentares do DEM, PSL, PTB, PSDB, MDB, PSC, PSB, PV, SD e Cidadania.

Fonte: Folha de SP