Desemprego sobe para 12,7% e atinge 13 milhões de brasileiros

17 de Maio 2019 - 06h48
Créditos:

O desemprego no país no primeiro trimestre de 2019 subiu para 12,7% e atinge atualmente 13,4 milhões de brasileiros. Os números são alarmantes e a busca por um trabalho se torna cada vez mais difícil. Diante desse cenário, as pessoas procuram se atualizar e se especializar cada vez mais a fim de alcançar o tão sonhado cargo no mercado de trabalho.

“Quanto mais o profissional se atualiza em metodologias, conceitos, processos e tecnologia da sua área mais ele se torna promissor dentro das empresas. Com a competitividade cada vez mais acirrada, o dinamismo do mercado exige a busca constante pela qualificação profissional”, destaca Ana Cláudia Medeiros, gerente de Recursos Humanos da Rui Cadete Consultores. 

Além dos que estão tentando um espaço no mercado, o cenário alerta os trabalhadores que já estão inseridos a buscarem a chamada ‘educação continuada’. “É um conceito de aprendizagem que consiste na ideia da constante qualificação do indivíduo, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. Em suma, a educação continuada seria a confirmação de que nunca é tarde para aprender ou que sempre há algo a ser aprendido”, explica Ana.

A especialista aponta que a educação continuada pode ajudar o profissional a se destacar no mercado de trabalho ou valorizar a sua mão-de-obra em sua colocação. “Na pior das hipóteses, se não ajudar a conseguir o cargo ou a promoção que tanto deseja, deve ajudar a manter o atual emprego, evitando um eventual desligamento ou uma substituição inesperada”, aponta.

Para estar atualizado, no entanto, não é necessário investir dinheiro em cursos caros, basta aprender a investir o seu tempo em conteúdos de qualidade através da internet. “Continuar estudando não apenas proporciona mais conhecimento como também aumenta seu leque de networking. E ser reconhecido por pessoas estabelecidas no mercado, principalmente na sua área de atuação, é outra maneira de se manter à tona profissionalmente”, finaliza Ana.