Dez carros que deram adeus ao mercado brasileiro em 2023; veja lista

26 de Dezembro 2023 - 03h34
Créditos: Divulgação

Em 2023, ao menos 10 modelos pararam de ser vendidos no mercado brasileiros. Os principais motivos são baixas vendas ou projetos que estão desatualizados e serão renovados ou descontinuados.

O segmento de sedãs, que tá em baixa como um todo, perdeu três modelos nos últimos meses:

- Volkswagen Voyage

Produção havia sido interrompida no final de 2022, junto com o Gol, mas as vendas só terminaram mesmo em fevereiro deste ano. Assim, a missão de representar os sedãs compactos no Brasil ficou oficialmente só com o VW Virtus

- Kia Cerato

Com os sedãs médios em baixa, não deu pro Kia Cerato. Nesse caso, é também por vendas fracas no nosso mercado. No primeiro semestre, foram emplacadas só 14 unidades. Assim, deixou terreno ainda mais livre para o Toyota Corolla, e rivais como o Honda Civic Nissan Sentra e o Volkswagen Jetta

- Chevrolet Cruze e Cruze Sport 6

Apesar de ainda aparecerem no site oficial da marca, o Cruze hatch e sedã deixou de ser produzido na Argentina e não tem números relevantes no Brasil. O fim do Cruze Sport 6 marca, também, o fim oficial da categoria de hatches médios no Brasil. Isso porque Ford Focus já havia sumido do mercado, a Volkswagen decidiu tirar o pé do Golf.

Já o segmento de SUVs está em alta e, mesmo assim, um modelo parou de ser produzido. Nesse caso, o motivo foi o fraco desempenho nas lojas.

- Renault Captur

Lançado em 2017, foi reestilizado em 2021, quando ganhou motor 1.3 turbo. Mas, tinha vendas muito baixas, ainda mais considerando que o segmento de SUV compacto é o mais aquecido do mercado brasileiro. Não conseguiu competir de frente com modelos bem mais atuais de outras marcas.

Num ano cheio de elétricos sendo lançados, essa categoria de carros também perdeu três representantes:

- Renault Zoe

Um dos primeiros elétricos vendidos no Brasil deixou o nosso mercado bem no período em que alguns outros elétricos novatos despontaram em vendas. Ele nunca chegou a decolar, e a opção da Renault foi priorizar o Megane E-Tech, que chegou recentemente ao nosso mercado. Mesmo no exterior, será substituído em breve pelo Renault 5.

- Chevrolet Bolt / Bolt EUV

O elétrico deu adeus ao nosso mercado na versão convencional e na versão SUV apesar de a versão SUV ter sido lançada este ano. Mas, não significa um desinvestimento da empresa nos elétricos. O Bolt vai ganhar uma nova geração, e a versão SUV abriu espaço na fábrica da GM em Orion, nos Estados Unidos, para a produção da picape Silverado elétrica.

E falando em eletrificação, a chegada da eletrificação aos esportivos forçou a despedida de dois modelos emblemáticos....

- Chevrolet Camaro

Muscle Car com motor V8 6.2 vai dar adeus em todo o mundo e uma nova geração 100% elétrica é aguardada pros próximos meses. É o fim de uma era. Para marcar esse momento, ganhou versão especial Collection, de R$ XXX mil, para se despedir do mercado brasileiro, com 125 unidades numeradas.

- Jaguar F-Type

Outro esportivo que deu adeus depois de 75 anos foi o F-Type. Das 75 unidades da série especial, 14 vieram pro Brasil. O foco agora será nos veículos elétricos.

Com informações da CBN