DF endurece medidas contra Covid-19 e estende quarentena até 31 de maio

02 de Abril 2020 - 03h14
Créditos:

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou decreto nº 40.583, há instantes, estendendo de 5 de abril para 31 de maio a suspensão de aulas, o fechamento do comércio e a proibição de quaisquer eventos que estimule a aglomeração de pessoas, incluindo missas e cultos. O decreto já foi publicado em edição extra do Diário Oficial, esta noite.

Ele decretou a suspensão de atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, no âmbito do Distrito Federal.

Os eventos proibidos são aqueles que dependam de licença do Poder Público. Também estão cancelados eventos esportivos no Distrito Federal, atividades coletivas de cinema e teatro, o funcionamento de academias esportivas e de ginástica, e a visitação a museus, zoológico, parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins, além o funcionamento de boates e casas noturnas.

Comércio fechado
Ibaneis também proibiu o atendimento ao público em shopping centers, feiras populares e clubes recreativos. No caso dos shoppings, ele abriu exceção para funcionamento de laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários.

No caso das feiras permanentes, só está permitida a comercialização exclusiva de gêneros alimentícios, seja para consumo humano ou animal, sendo vedados o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores.

Continuarão fechadas ao atendimento ao público todas as agências bancárias e cooperativas de crédito no DF, públicas e privadas, excetuando-se os atendimentos referentes aos programas bancários destinados a aliviar as consequências econômicas do novo Coronavírus, bem como os atendimentos de pessoas com doenças crônicas.

Fonte: Diário do Poder