Dieta gordurosa pode levar à depressão e Alzheimer, sugere estudo

12 de julho 2022 - 04h29
Créditos:

Um estudo realizado por pesquisadores da University of South Australia descobriu que ratos alimentados com dietas gordurosas apresentam sinais de declínio cognitivo, depressão, ansiedade e Alzheimer.

Publicada na Metabolic Brain Disease, a pesquisa acompanhou o estado de saúde de roedores expostos a alimentos gordurosos durante 30 semanas. O período corresponde a boa parte da vida deles, já que a espécie costuma viver até aproximadamente um ano e meio. Durante o período, os animais passaram por testes de tolerância à glicose e insulina e capacidade cognitiva.

O trabalho usou dois tipos de ratos para a análise. Os do primeiro grupo possuíam uma mutação na proteína tau, presente nos neurônios. A deficiência nessa proteína, inclusive nos humanos, pode levar ao Alzheimer. O outro grupo, de controle, não tinha o mesmo problema.

Depois das 30 semanas ingerindo alimentos gordurosos, os ratos do grupo controle ganharam peso, passaram a exibir comportamentos semelhantes à ansiedade e mostraram níveis mais altos de tau no cérebro. Os emaranhados de tau podem indicar o surgimento do Alzheimer.

Já os ratos do primeiro grupo – que já apresentavam a mutação, depois de 30 semanas expostos à dieta rica em gordura, desenvolveram problemas ainda maiores. Eles adquiriram intolerância à glicose, ou seja, pré-diabetes, e resistência à insulina.

Além disso, tiveram mais episódios semelhantes à depressão e ansiedade. Neles, a proteína tau também pôde ser vista na forma que indica Alzheimer.

Os estudos apoiaram descobertas anteriores que mostram que obesidade, diabetes e dietas ricas em gordura podem estar relacionadas a problemas no sistema nervoso central.

Com informações de Metrópoles