Em Natal, Dia dos Dados Abertos terá maior e mais diversa programação do Brasil

04 de Março 2020 - 06h32
Créditos:

Natal celebrará o Dia dos Dados Abertos 2020 na próxima sexta-feira (06), no Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E ainda haverá uma programação bônus no sábado (07) até às 13h. O momento servirá para discutir como dados abertos podem contribuir para a democracia, economia e ciência.

Serão mais de 19 horas de minicursos, painéis e palestras sobre, por exemplo, o uso de dados para previsão do tempo, gestão fiscal e participação cidadã. Para quem possui conhecimento básico em linguagem de programação, dois minicursos serão ministrados na sexta-feira.

O evento é dedicado a todo cidadão que queira ampliar os meios de exercer a cidadania. O objetivo é envolver representantes do poder público, empresas, comunidade acadêmica e sociedade civil num debate multidisciplinar sobre como a abertura de dados pode desenvolver uma sociedade.

O que é o Dia dos Dados Abertos?

É uma celebração anual dos dados abertos, em todo o mundo, coordenada pela Open Knowledge (Fundação para o Conhecimento Aberto). Pela décima vez, grupos de todas as partes do mundo criarão eventos locais para mostrar os benefícios e encorajar a adoção de políticas de dados abertos no governo, empresas e sociedade civil. Em Natal, o evento ocorre pelo terceiro ano consecutivo.

Brasil afora

Além da capital norte-rio-grandense, outras nove cidades do Brasil realizarão o Dia dos Dados Abertos neste ano: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Santos. Na capital potiguar, esta edição é realizada pelo projeto Embaixador@s de Inovação Cívica, a comunidade Dados Abertos RN e UFRN.

O que são dados abertos?

São dados que podem ser livremente acessados, trabalhados e redistribuídos por qualquer pessoa ou instituição pública ou privada, havendo apenas a necessidade de citar a fonte original dos dados. No poder público, uma política de dados abertos pode garantir o livre acesso para muito além dos dados financeiros.

Inovação cívica

A abertura de dados estimula a criação de projetos inovadores que favorecem a cidadania. No Brasil, um dos mais famosos é a Operação Serenata de Amor. Nele, a robô Rosie publica alertas no Tweeter sempre que deputados federais apresentam gastos da cota parlamentar fora do padrão. Teve deputado que pediu reembolso de bebida alcoólica em Las Vegas e outro que gastou R$ 6.200 numa só refeição.

No Rio Grande do Norte, a inovação cívica começa a aparecer aos poucos. Exemplo disso foi o Hackfest 2019 do Ministério Público do RN. A equipe vencedora da maratona de programação desenvolveu uma aplicação capaz de identificar se empresas participantes de licitações têm histórico de ilegalidades. Tudo isso cruzando bases de dados, como as dos tribunais de conta e do site JusBrasil.

 

Serviço

O que? Dia dos Dados Abertos Natal – 2020

Quando? 06 e 07 de março.

Onde? Instituto Metrópole Digital/UFRN.

Quem pode participar? Qualquer cidadão interessado em melhorar o exercício da sua cidadania.

Inscrições gratuitas e programação:

http://sigeventos.ufrn.br/opendataday2020