Em semana de combate ao AVC, Câmara Municipal inicia tramitação de matéria

03 de Novembro 2019 - 03h13
Créditos:

Na semana em que incide o Dia Mundial do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Câmara Municipal de Natal começa a tramitar matéria que torna obrigatória a realização de check-up vascular anual durante os meses de setembro, outubro e novembro, em todos os servidores públicos da capital.

O Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS) e tem como foco servidores com idade igual ou superior a 40 anos, para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças vasculares. Segundo a proposta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve assegurar a realização do check-up por meio de serviços próprios, conveniados ou contratados.

De acordo com Sueldo, a escolha do exame não é aleatória. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que o AVC é a doença que mais incapacita no Brasil. “O objetivo do check-up consiste na prevenção das doenças vasculares e na realização do diagnóstico o mais precoce possível, que na grande maioria das vezes não manifestam sintomas”, explica o vereador.

A matéria será analisada pelas comissões permanentes da Câmara Municipal e, na sequência, deliberada pelo plenário. O texto também autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas educativas, a fim de estimular a população a praticar ações capazes de prevenir doenças vasculares.