Empresária é acusada de furtar seu próprio vestido levado por ela à loja

17 de Junho 2021 - 07h29
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O que era para ser um dia normal de compras se transformou em constrangimento para Juliane Ferraz, 24, acusada, em um shopping no Rio de Janeiro, de ter furtado uma peça de roupa que já pertencia a ela. Apesar de o caso ter sido registrado na delegacia como calúnia, a empresária disse que a ação foi motivada por racismo.

Era quinta-feira, 10 de junho, quando Juliane saiu de casa com um vestido da enteada na bolsa e foi até a loja Leader, do Norte Shopping, comprar outra roupa para a menina. O vestido levado de casa serviria para se certificar de comprar uma peça no tamanho correto. Ela caminhou pela loja, olhou alguns modelos e saiu sem comprar nada.

Cerca de trinta minutos depois, já em outro local do shopping, a empresária foi abordada aos gritos pelo supervisor da Leader e um segurança do shopping, que a questionaram sobre uma peça de roupa da loja.

Abri minha bolsa, o único vestido que tinha era o da minha enteada, que era colorido e de outra marca. Expliquei tudo, mas ele insistiu em afirmar que peguei o vestido e disse que eu devia ter esquecido de pagar. Falei que não existia isso de esquecer de pagar, que isso era furtar, e ele me respondeu que eu peguei e estava filmado.”
Juliane Ferraz, empresária

Foi então que Juliane pediu para ver as imagens do circuito interno. Segundo a empresária, toda a cena foi gravada. Ela aparece nas imagens olhando as araras, pegando o vestido que estava em sua bolsa e comparando-o com outra peça que estava pendurada.

Ao perceber que a roupa não caberia na enteada de cinco anos, ela devolve o item da loja e guarda novamente o vestido trazido de casa na bolsa.

Com a gravação, ficou comprovado o erro do funcionário da loja, que pediu desculpas. Juliane, afirma, é mais uma vítima de racismo no Rio de Janeiro.

Nesse momento [do pedido de desculpas], o shopping inteiro já estava olhando para mim. Fiquei totalmente constrangida e sem graça. Me senti humilhada. Minha cor influenciou no julgamento dele.”
Juliane Ferraz, empresária

Procurada, a Leader disse que a loja está envergonhada e reforçou o pedido de desculpas a Juliane, que foi procurada pessoalmente após o caso.