Créditos: Departamento de Guerra dos EUA
O Departamento de Guerra dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (10) três imagens de um objeto voador não identificado, ou OVNI, registradas por astronautas da Nasa a bordo do ônibus espacial Columbia.
As fotos foram feitas durante a missão STS-80, realizada entre 19 de novembro e 7 de dezembro de 1996.
Na primeira imagem, o objeto aparece próximo ao centro da foto, à direita da borda da Terra. No segundo registro, ele surge em posição semelhante e aparenta ter girado ou tombado em torno do próprio eixo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/m/d/sy0uh8Q8yTe3xgK1hrLA/hm3qtcsxwaanizc.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/1/c/5yHRbiSBOAnnRsuqNlSg/hm3rmnaxyaakvsz.jpeg)
Na terceira foto, o objeto aparece sobreposto ao planeta. Segundo a análise divulgada pelo órgão americano, ele teria continuado sua trajetória entre o Columbia e a Terra.
O governo dos Estados Unidos não identificou o objeto nem apresentou evidências de que ele tenha origem extraterrestre.
As imagens fazem parte da quarta liberação de arquivos do Pursue, sistema criado para reunir e divulgar documentos governamentais sobre fenômenos anômalos não identificados, conhecidos pela sigla UAP em inglês.
O governo informou que novos arquivos serão publicados gradualmente.
Com informações de g1


