EUA suspendem por ineficácia medicamentos contra Covid usados no Brasil

26 de Janeiro 2022 - 03h46
Créditos:

A agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), suspendeu o uso de dois medicamentos para Covid-19 em todo o território nacional. De acordo com o órgão, os coqueteis de anticorpos monoclonais da Regeneron (casirivimabe e imdevimabe) da Eli Lilly (bamlanivimabe e etesevimabe) não são eficazes contra a Ômicron. Ambos os medicamentos estão aprovados no Brasil. Ainda não há decisão da Anvisa sobre a suspensão da autorização no país.

A decisão foi publicada na segunda-feira (24). Em comunicado, a diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, Patrizia Cavazzoni, disse que os dados mostram que os dois tratamentos com anticorpos "são altamente improváveis de serem ativos contra a variante omicron, que está circulando em uma frequência muito alta nos Estados Unidos". A Ômicron é responsável por mais de 99% dos casos nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Os anticorpos monoclonais são proteínas fabricadas em laboratório que imita o sistema de defesa natural do organismo. Os medicamentos, aplicados em ambiente hospitalar via infusão e destinados a pessoas de alto risco, receberam aprovação de uso emergencial no ano passado e foram administrados em milhões de pacientes nos EUA.

Entretanto, recentemente, os fabricantes disseram que os esse tratamento é menos eficaz contra a Ômicron por causa de suas mutações. A suspensão do uso desses medicamentos já havia sido recomendada pelo Painel de Diretrizez para o Tratamento da Covid-19 dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

Com informações do Extra