Evento Vinho B.O.N.S. Velho Mundo em Natal com Sommelier Antonio Pedro

04 de Junho 2019 - 16h15

 

        A Adega Perlage promove encontro em torno de Vinhos B.O.N.S. VELHO MUNDO - Biodinâmicos, Orgânicos, Naturais e Sustentáveis. O evento acontece no sábado,  dia 08 de junho (10h), na Adega Perlage (HC Plaza), com apresentação do Sommelier Antônio Pedro Lopes e degustação de três vinhosfranceses orgânicos da linha La Vieille Ferme.

O Sommelier Antônio Pedro vai falar sobre a origem dos vinhos “naturebas” e como eles se diferenciam dos demais. As características dos vinhos biodinâmicos, orgânicos, naturais e sustentáveis. E, já que o tema é Velho Mundo, o estudioso dos vinhos B.O.N.S. vai falar ainda sobre a autenticidade do terroir francês.

Após a apresentação, os participantes vão degustar três vinhos orgânicos franceses da linha La Vieille Ferme da conceituada vinícola Famille Perrin - La Vieille Ferme Blanc, La Vieille Ferme Rosé e La Vieille Ferme Rouge. ­­Os vinhos La Vieille Ferme são importados no Brasil pela WorldWine e comercializados com exclusividade pela Adega Perlage no Rio Grande do Norte.

O evento tem o custo de R$ 60,00 por pessoa incluindo a degustação dos três vinhos franceses orgânicos. Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas antecipadamente. Informações pelos fones: (84) 2010.0005 e 99981.4880

VELHO MUNDO ORGÂNICO

Degustação de vinhos orgânicos franceses com o Sommelier Antônio Pedro

08/6/2019 - 10h

Preço: R$ 60,00

Adega Perlage – HC Plaza

Informações: (84) 2010.0005

 

Sobre Famille Perrin

Os vinhos La Vieille Ferme são produzidos no sul do vale do Rhône, sul da França, pela Famille Perrin que produz vinhos orgânicos na região há cinco gerações. A região é considerada por Jancis Robinson (importante crítica, jornalista e escritora de vinhos britânica), como “uma ponte entre o Rhône e a Provence”, pela produção de excelentes vinhos frescos e frutados.

O notável prestígio adquirido ao longo dos anos pela Famille Perrin, com estilo próprio de respeito pelo solo e valorização das características do terroir do Rhône, garante sua presença entre o PFV (“Primum Familiae Vini”), associação formada por 11 dos maiores produtores de vinho do mundo, dentre eles Château Mouton-Rothschild, Vega Sicilia e Hugel & Fils, produtor da Alsace.

Seus vinhos são reconhecidos mundialmente pela excelente relação qualidade / preço. Estão presentes em lojas, bares em restaurantes em diversos países. No Brasil, os vinhos tornaram-se ainda mais conhecidos através do Chef Eric Jacquin, apreciador e divulgador dos vinhos da linha La Vieille Ferme.

 

Sobre os Vinhos La Vieille Ferme (França)

 

Produzidos na região francesa de Côtes du Ventoux e Côtes du Lubéron, que cobre aproximadamente 7.700ha., no sul do Rhône, os vinhos La Vieille são frescos e frutados. Os vinhos expressam com maestria a tipicidade do terroir.

A região é famosa também pela corrida de bicicletas chamada Tour de France que tem uma das subidas mais difíceis da turnê no Mont Ventoux (2000m de altura). Lá a produção é predominantemente de vinhos tintos e rosés, a partir das uvas Grenache, Syrah, Carignan, Cinsaut, Mourvèdre e Picpoul Noir. Os vinhos brancos, em pequena quantidade, são das uvas Clairette, Bourboulenc e uma quantidade menor de Grenache Blanc, Roussanne, Ugni Blanc, Picpoul Blanc e Pascal Blanc.

Com cerca da metade da área de Ventoux, Côtes du Lubéron produz uma boa quantidade de vinhos tintos, brancos e rosés. Seus tintos são conhecidos pela boa fruta, cor e caráter. Os brancos são nítidos, em parte devido ao arrefecimento das noites que dá às uvas uma quebra do calor e confere sabor e frescura.

 

 

 

La Vieille Ferme Blanc

Região: Cotê du Rhone

Uvas: Bourboulenc, Grenache Blanc, Ugni Blanc e Rolle

Elaboração: Fermentado em tanques de aço inox e sem maturação em carvalho

Aroma: frutas cítricas (lima), frutas brancas (peras e maçãs), notas de flores brancas e toques minerais.

Sabor: leve, com bom equilíbrio e frescor. Final de boca agradável, destacando frutas cítricas, frutas brancas, além de flores e toques minerais.

Harmonização: Aperitivos, saladas com molhos leves, preparações a base de pescados e frutos do mar e queijos de massa mole.

 

La Vieille Ferme Rosé

Região: Cotê du Rhone

Uvas: Cinsault, Grenache e Syrah

Elaboração: Fermentado em tanques de aço inox e sem maturação em carvalho

Aroma: frutas vermelhas frescas (morango), notas de frutas brancas (Pêssegos, peras e maçã verde), além de toques florais.

Sabor: leve, com acidez equilibrada e final de boca agradável, destacando-se frutas vermelhas, cítricas e toques florais

Harmonização: Aperitivos, entradas leves, carpaccio e preparações a base de frutos do mar e pescados.

 

La Vieille Ferme Rouge

Região: Cotê du Rhone

Uvas: Grenache, Carignan, Cinsault e Syrah

Elaboração: Fermentado em tanques de aço inox e 15% do vinho tem estágio em carvalho por 10 meses

Aroma: frutas vermelhas frescas (morangos, cerejas e framboesas), notas florais, de especiarias (pimenta preta) além de toques defumados.

Sabor: leve, com taninos finos e boa acidez. Final de boca revela notas de frutas vermelhas e pretas maduras (cerejas e framboesas), notas de especiarias e toques defumados.

Harmonização: Entradas leves, preparações a base de carne branca, como aves, massas com molhos a base de tomate e queijos amarelos.