Fátima atribui passagens aéreas caras a “acordo malfeito” do governo Robinson

17 de Abril 2019 - 13h27
Créditos:

A governadora Fátima Bezerra se pronunciou nesta quarta-feira (17) sobre os altos preços das passagens aéreas para quem chega ou sai do Rio Grande do Norte, tema que ganhou destaque na pauta política local nos últimos dias. A governadora petista atribuiu a situação a um “acordo malfeito” que foi efetivado pelo governador Robinson Faria (PSD) durante sua gestão.

O acordo a que Fátima faz referência é um decreto de 2015, portanto do começo da gestão Robinson, que reduziu de 17% para 12% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) sobre o Querosene de Aviação (QAV). A medida foi tomada pelo ex-governador com o objetivo de atrair novos voos, baratear o preço das passagens aéreas e, na época, atrair o Hub da Latam.

“Infelizmente isso tudo é resultante de um acordo malfeito que foi feito pelo governo anterior. Não estou aqui discutindo a intenção, de repente foi boa, de conceder um incentivo para aumentar o número de voos, contudo não houve um acompanhamento no sentido de exigir a contrapartida e a herança que temos nesse contexto, qual foi? Incentivo dado, mais de R$ 32 milhões e em contrapartida o que foi que aconteceu? As passagens aumentaram e o número de voos diminuiu”, disse a governadora em entrevista ao Jornal do Dia nesta quarta-feira (17).

Fátima afirmou ainda estar trabalhando em diálogo com o trade turístico do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Natal e a bancada federal do Rio Grande do Norte e se disse otimista diante da perspectiva de conseguir ampliar o número de voos para o Estado, bem como baratear os preços das passagens aéreas.

“Não tem nenhum problema a gente conceder o incentivo, desde que tenha a contrapartida. Quantos voos a mais virão para o Rio Grande do Norte? E o controle da passagem? É isso que o governo vai fazer, infelizmente o que não foi feito na gestão anterior, mas vamos trabalhar para resolver”, prometeu a governadora.