Forças de Defesa de Israel começam a inundar os túneis dos terroristas do Hamas, diz jornal

13 de Dezembro 2023 - 14h03
Créditos:

As Forças de Defesa de Israel (FDI) começaram a bombear água do mar para o complexo de túneis do grupo terrorista palestino Hamas na Faixa de Gaza, informou o Wall Street Journal na terça-feira (12). O veículo citou autoridades americanas não identificadas e informou que o processo provavelmente levaria semanas.

Alguns funcionários do governo Biden afirmaram que a inundação dos túneis poderia ajudar a destruir os locais subterrâneos, onde Israel acredita que o Hamas esconde reféns, terroristas e munições. Outras autoridades expressaram preocupação de que a água do mar pudesse pôr em perigo o abastecimento de água doce de Gaza.

Em 2015, o Egito inundou os túneis entre a Faixa de Gaza e a Península do Sinai com água do mar, gerando queixas de que o método danificava o solo da região.

A inundação começou depois que as FDI adicionaram duas bombas às cinco que haviam sido instaladas com o propósito de encher os túneis no mês passado. As primeiras cinco grandes bombas foram montadas ao norte do campo de refugiados de al-Shati durante o último mês, sendo cada uma delas capaz de bombear milhares de metros cúbicos de água do mar para os túneis.

O processo poderá levar semanas e, portanto, permitir a evacuação dos terroristas do Hamas, potencialmente levando consigo os reféns. No entanto, não está claro se Israel esperaria até que todos os reféns fossem devolvidos.

Com informações de R7