Fragata “União” realiza visitação pública em Natal

02 de Fevereiro 2019 - 12h03
Créditos:

A Fragata “União” realizará visitação pública neste domingo (3), das 13h às 17h, no Porto de Natal. O navio partiu da Base Naval do Rio de Janeiro no dia 27 de janeiro para atuar como Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano.

Com uma tripulação de 200 militares, incluindo um Destacamento de Fuzileiros Navais e um Destacamento Aéreo Embarcado, o navio possui 129,5 metros de comprimento e pode atingir a velocidade de 30 nós.

A FTM-UNIFIL realiza operações de interdição marítima na costa a fim de impedir a entrada não autorizada de armas pelo mar em território libanês. Outro aspecto importante da missão é contribuir para o treinamento da Marinha do Líbano, com o objetivo de capacitar a Força Naval do país para a execução independente de tarefas de segurança marítima.

Criada pela ONU em 2006, a FTM-UNIFIL já teve a contribuição de 15 países, sendo atualmente comandada pelo Contra Almirante Eduardo Machado Vazquez, da Marinha do Brasil. No Líbano, a Fragata "União" substituirá a Fragata "Liberal", no 15º rodízio do navio da Marinha brasileira na área de operação, presença constante que tem contribuído para a garantia da paz e da segurança no território libanês. O retorno da Fragata "União" ao Rio de Janeiro está previsto para 26 outubro.

Evento: Visitação pública da Fragata “União”

Local: Porto de Natal

Data: 3 de fevereiro

Horário: 13h às 17h