Governador petista anuncia lockdown no Ceará

04 de Março 2021 - 02h42
Créditos:

Lockdown volta a ser decretado em Fortaleza. O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito José Sarto (PDT) anunciaram na noite de ontem (03) o reinício do chamado isolamento social rígido, com proibição do funcionamento de comércio e serviços não essenciais. O lockdown valerá por 14 dias e entrará em vigor na próxima sexta-feira, 5. Camilo recomenda aos municípios em estado grave de transmissão do coronavírus que também adotem a medida.

O governador disse que a decisão foi tomada após dia inteiro de reuniões com o comitê que decide ações contra Covid-19 e, nesta noite, com o setor produtivo. A medida foi anunciada em transmissão ao vivo ocorrida nesta quarta-feira, 3, durante a qual Camilo e Sarto estavam acompanhados do secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto. Este reforçou que as medidas de redução da circulação viral são fundamentais no combate à Covid-19, pois a solução definitiva da pandemia, a vacina, não é universal no momento.

Camilo ressaltou a abertura de leitos, mas informou que aquilo que tem sido aberto imediatamente vem sendo preenchido. A velocidade de abertura de leitos não tem sido suficiente. Ontem, Fortaleza tinha 10 hospitais com 100% de ocupação dos leitos de UTIs. A ocupação média na Capital é de 91,23%. Na rede Unimed Fortaleza, o número de internações nesta quarta-feira foi maior que no pior momento da pandemia no ano passado.

Conforme dados atualizados no fim da tarde de ontem pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará chegou a 434.154 casos confirmados de Covid-19, enquanto os óbitos somam 11.432. Houve seis mortes apenas nas últimas 24 horas. Dados da mesma pasta apontam que um total de 46.534 profissionais da saúde de Fortaleza já receberam a segunda dose (D2) da vacina contra a doença.

Com informações de O Povo