Guedes: 'empurrar custo' para gerações futuras é caminho para virar a Venezuela

02 de Março 2021 - 12h37
Créditos:

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (2) que a tentativa de "empurrar custo" para gerações futuras é o "caminho da miséria, da Venezuela e da Argentina". A declaração foi dada em entrevista do podcast Primocast, em um momento em que defendia a adoção de contrapartidas para novos gastos governamentais. Ele defendeu ainda a aprovação da PEC Emergencial.

Para equipe econômica, a aprovação da PEC Emergencial seria uma maneira de viabilizar os pagamentos de uma nova rodada do auxílio. A PEC cria diversos de dispositivos que para evitar o desequilíbrio fiscal e que devem ser acionados quando os gastos públicos ultrapassarem determinados limites.

Desde o começo do ano, governo e Congresso discutem formas de criar alguma compensação nas contas públicas para os gastos com o auxílio. Para o ministro da Economia, a conta não pode ser adiada em forma de dívida pública.

“Tentar empurrar o custo para outras gerações, juros começam a subir, acaba o crescimento econômico, endividamento em bola de neve, confiança de investidores desaparece. É o caminho da miséria, da Venezuela, da Argentina”, disse  Guedes.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na semana passada que o novo auxílio emergencial deve ter quatro parcelas de R$ 250. O objetivo é ajudar trabalhadores informais afetados economicamente pela pandemia do novo coronavírus.

O ministro recordou de medidas de contenção de gastos que o governo aprovou, como a reforma da Previdência, de 2019, e o impedimento de reajuste de salários de servidores no decorrer da pandemia.

"Então, toda vez que a gente faz uma coisa aqui, a gente tenta por outro lado pagar a nossa guerra, em vez de fugir covardemente”, explicou.

Fonte: G1