Idema diz que intensifica análise para liberação da engorda de Ponta Negra

29 de Junho 2024 - 21h48
Créditos: Fernanda Zauli/g1

A draga que fará a extração e transporte do banco de areia para a engorda da praia de Ponta Negra atracou no Porto de Natal na sexta-feira (27), mas ainda não há prazo para iniciar as obras. A liberação do serviço depende da emissão da Licença de Instalação e Operação (LIO) pelo Idema. O diretor-geral do órgão ambiental, Werner Farkatt, afirmou que uma equipe especializada está focada na análise do processo, mas é improvável que a licença seja emitida até o fim da próxima semana.

Farkatt destacou que a responsabilidade técnica e profissional é crucial para emitir a licença com segurança, lembrando que o processo começou em 2014 e a maior parte das respostas necessárias foi entregue apenas recentemente. Ele enfatizou a importância da obra para Natal e o Rio Grande do Norte, reconhecendo a expectativa do setor turístico e da cadeia produtiva local. Para acelerar o processo, a Prefeitura contratou professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para responder a eventuais dúvidas.

Se a obra não começar até a primeira quinzena de agosto, será adiada para 2025 devido ao período de migração de aves e tartarugas que se inicia em novembro. Farkatt criticou a chegada antecipada da draga, que atracou um mês antes do necessário, e destacou que a prioridade é evitar atrasos que possam comprometer o projeto.

Com informações da Tribuna do Norte