IFRN de Currais Novos vai à FENECITI apresentar novas receitas de queijo

13 de Junho 2019 - 06h49
Créditos:

O campus do IFRN de Currais Novos irá apresentar durante a FENECITI - Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – as novidades na fabricação de queijos além de outros produtos desenvolvidos pela Usina de Alimentos que fica nas instalações da instituição de ensino. Entre as inovações da usina-escola serão apresentados laticínios, como iogurtes incrementados com ingredientes regionais - mel, polpa do umbu e goiaba - e queijos especiais, como o queijo de coalho defumado, queijo do reino e queijo gouda.

Um grupo de treze alunos do Instituto Federal projetou uma bebida fermentada e gaseificada à base de abacaxi e gengibre, que ganhou o nome de Ginger Beer de Abacaxi. Foram utilizados resíduos agroindustriais do abacaxi com objetivo de agregar mais aroma e sabor à bebida, bem como aproveitar as cascas e talos do fruto que são desperdiçados pelas fábricas de polpa de fruta da região.

Outra inovação que poderá ser conhecida na Feira será o Kombuchá, uma bebida originalmente produzida a partir de uma mistura de chá preto ou chá verde, açúcar e uma cultura de levedura e bactérias. Além do potencial probiótico, várias outras propriedades benéficas à saúde vem sendo atribuídas ao seu consumo, como o efeito antimicrobiano, antioxidante, anticancerígeno, antidiabético, também utilizada no tratamento para úlceras gástricas e colesterol alto.

"A ideia do Kombuchá Regional, com novos ingredientes, é facilitar a aceitação dos consumidores locais e movimentar a economia da região, possibilitando a inserção de um novo produto no mercado que, além de apresentar sabor agradável, também contribua para a melhoria da saúde, sendo uma alternativa ao consumo de refrigerantes", destacou Miguel Linhares, coordenador de pesquisa do IFRN Currais Novos.

A FENECITI acontece nesses dias 14 e 15 de junho, no Complexo Ilha de Sant'Ana, em Caicó-RN, sendo uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, FCDL RN e CDL-Caicó. Apoio: Sebrae, IFRN, UFRN, UnP e ITEP. Patrocínio: Governo Federal, Banco do Nordeste, Município de Caicó, Sistema FIERN, Fecomércio RN, Potigás, IPEM, CAERN, JUCERN, Cimentos Mizu, Coca-Cola e Café Santa Clara.