Impeachment de Trump é aprovado na Câmara dos EUA

13 de Janeiro 2021 - 15h33
Créditos:

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (13), o impeachment do presidente Donald Trump. O resultado já era esperado, visto que a Casa tem maioria democrata. O afastamento definitivo de Trump agora depende do Senado, onde são necessários dois terços dos votos. Com o Senado em recesso, a definição não tem data para ocorrer.

O pedido formal de abertura do processo foi apresentado na última segunda-feira (11). A acusação foi apresentada depois que o vice-presidente Mike Pence se recusou a invocar a 25ª Emenda, que poderia remover Trump do cargo imediatamente por incapacidade de governo. 

É a primeira vez na história dos Estados Unidos em que um presidente é submetido a dois processos de impeachment.

A bancada democrata da Câmara, que assinou o pedido, acusou Trump de "incitação à insurreição", se referindo à invasão do Capitólio na semana passada. De acordo com o texto, Trump teria "cometido crimes graves e contravenções ao incitar a violência contra o governo dos Estados Unidos". Também é apontado que a 14ª Emenda da constituição do país impede que qualquer um que se envolva em "insurreição ou rebelião" ocupe cargo público no país.

O pedido ainda retoma alguns dos atos de Trump desde a eleição presidencial. "Trump repetidamente emitiu declarações falsas de que os resultados da eleição presidencial eram produto de uma fraude ampla e não deveriam ser aceitos pelo povo americano ou reconhecidos por autoridades estaduais ou federais".

O documento ainda cita uma ligação feita por ele ao secretário de estado da Geórgia, Brad Raffensperger, pedindo que ele "encontrasse" votos suficientes para virar o resultado da eleição no estado.

"O Presidente Trump ameaçou gravemente a segurança dos Estados Unidos e suas instituições de governo. Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição de poder pacífica e colocou em risco um braço do governo. Assim, traiu seu compromisso enquanto Presidente, resultando em danos causados à população dos Estados Unidos", completa o documento.

O pedido foi aprovado por 221 votos a favor do impeachment. 192 foram contra.

Fonte: CNN