O Instagram anunciou alguns novos recursos dirigidos para criadores de lives nesta quarta-feira (13). Entre as novidades, está a possibilidade de agendamento de uma transmissão ao vivo, que poderá ser anunciada com até 90 dias de antecedência e compartilhada no feed de notícias da rede social.

Outra novidade é o chamado “Practice Mode” (Modo de Treino, em tradução livre), que está em fase de preparação pelas equipes de desenvolvimento do Instagram. Este modo permite que os criadores de lives possam se juntar antes do evento para ajustes, como testes de conexão, por exemplo.

Capturas de tela do Instagram

O Practice Mode permitirá realizar testes de conexão antes de uma transmissão. Crédito: Instagram/Divulgação

O Practice Mode é um recurso que os criadores de lives para o Instagram já pedem há algum tempo, já que a plataforma tem sido usada para eventos maiores. Com as novidades, o Instagram se coloca em pé de igualdade com outras plataformas, como YouTube, TikTok e o Facebook.

Instagram mais atrativo para criadores de lives

Capturas de tela do Instagram

Recurso de agendamento de lives é bastante usado em outras redes sociais. Crédito: Instagram/Divulgação

O agendamento de transmissões, por exemplo, é algo que já existe no YouTube há muito tempo. Entre outras coisas, isso é o que tornou a plataforma a mais usada para transmissões maiores, como programas de TV, noticiários diários e eventos esportivos.

O agendamento permite, por exemplo, a criação de campanhas promocionais para uma determinada transmissão. A plataforma de vídeos do Google também permite o lançamento de vídeos pré-gravados com o recurso Estreia, que permite a arrecadação de Super Chats.

De acordo com o Instagram, o recurso de agendamento estará disponível para criadores de lives do mundo inteiro. Depois de um vídeo ser agendado, os usuários terão a possibilidade de compartilhar as transmissões por meio dos stories ou em postagens no feed de notícias.

Por parte dos seguidores, será possível usar a ferramenta de agendamento para definir um lembrete por meio de uma notificação push para não perder o início da transmissão.

Via: TechCrunch