
O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN) voltou a defender a inclusão do Rio Grande do Norte na reforma da Previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O auxiliar da governadora Fátima Bezerra (PT) disse ainda que o Rio Grande do Norte, assim como outros estados, precisará fazer sua própria reforma, mesmo que seja inserido na reforma atual.
“Os estados vão ter que estrar lá [na reforma], não faz sentido fazer uma reforma dessa e deixar os estados de fora. Independentemente de que os estados sejam incluídos do jeito que a reforma tá ou não, os estados vão ter que fazer a sua reforma, não tem para onde correr”, disse Nereu Linhares em entrevista nesta segunda-feira (26) ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM).
O presidente do Ipern argumentou que os sistemas estão altamente deficitários e que a reforma em tramitação no Congresso Nacional não resolve os problemas dos estados.
“Pode observar que não existe absolutamente nada nessa reforma para resolver o problema atual, é tudo pro futuro. Então os estados vão ter que fazer e precisa que eles estejam dentro dessa reforma, porque não á para passar a reforma e cada estado fazer um esboço diferente, porque o esboço geral tem que ser traçado pela União”, defende Linhares.