Janeiro Branco incentiva cuidados com saúde mental em Natal

19 de Janeiro 2021 - 12h50
Créditos:

O primeiro mês do ano pode vir cercado de muitas expectativas, principalmente depois de um ano tão atípico como foi 2020. Pensando nisso, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), realiza a campanha Janeiro Branco, que tem a intenção de chamar a atenção para os cuidados e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional da população da capital potiguar.
O Brasil é um dos países com o maior índice de pessoas com distúrbios relacionados à ansiedade no mundo, sendo o quinto quando se trata de depressão, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, a importância de se tratar desse tema, como afirma o Coordenador de Saúde Mental- SMS Natal, Luís Fernando Pires dos Santos. “Falar sobre saúde mental é importante para mitigar mitos e verdades históricos sobre adoecimento mental, bem como orientar a população como lidar com a saúde emocional de maneira preventiva.”.
Diversos fatores do dia a dia podem contribuir para o estresse psíquico e consequentemente o adoecimento mental da população, mas alguns cuidados podem ser adotados para minimizar esse impacto, como: “Organizar uma rotina para cuidar do corpo e da mente; Buscar alimentos saudáveis, evitando embutidos e industrializados; Manter uma rotina Social de afeto e relações pessoais positivas; Exercer atividades profissionais que sintam-se felizes e produtivos; Manter o ciclo de sono satisfatório; Não antecipar-se a situações e gerenciamento de conflitos, estas deverão ser analisadas quando tornarem-se concretas, são algumas estratégias de prevenção ao adoecimento psíquico que podem ser tomadas”, esclarece o coordenador de saúde mental do município.
Luís reforça ainda que a rede de atenção à saúde de Natal é continuamente capacitada para o manejo e cuidado em saúde mental. “Em Natal dispomos de 12 serviços especializados em saúde mental, desses 06 são serviços em caráter 24H. Acolhendo e dando continuidade ao tratamento psicossocial em todos os ciclos maturacionais (infância, adolescência, adultos e idosos) dos nossos munícipes.”, finaliza.
A campanha Janeiro Branco
Iniciada em 2014, a campanha teve sua primeira edição na cidade de Uberlândia, levando psicólogos a convidarem as pessoas a refletirem sobre questões relacionadas às suas condições sociais, psicológicas e emocionais. A cor branca faz relação a uma página ou quadro branco em que as pessoas podem se inspirar a preenchê-los com seus anseios, metas e bem-estar.