Jovens ficam quase o dobro de tempo internados por covid-19, diz governo de SP

28 de Março 2021 - 02h40
Créditos:

Dados compilados pelo governo do estado de São Paulo mostram que pacientes jovens da covid-19, apesar de terem quadros graves em proporção menor, ocupam leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por mais tempo quando precisam das vagas.

Enquanto um idoso fica internado aproximadamente entre 7 e 10 dias, os jovens ficam quase o dobro desse tempo. Com uma quantidade crescente de jovens infectados pela covid-19, o resultado é a maior dificuldade no acesso às vagas em leitos de UTI.

Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária mais jovem se tornou o principal alvo da covid-19 hoje no Brasil.

Entre 7 e 13 de março, o país registrou 6.412 mortes de pessoas de até 49 anos pelo novo coronavírus. Na primeira semana deste ano, entre 3 e 9 de janeiro, foram 14 mortes registradas na mesma faixa etária pela doença.

Além da vacinação contra a covid-19, que se concentra inicialmente nas pesoas de maior idade, uma segunda explicação para a maior dissenimação entre os jovens é o fato de estes serem a maior parte da população economicamente ativa. Portanto, muitos têm que trabalhar fora de casa e usar o transporte público.

Para o médico infectologista Renato Grinbaum, um fechamento total das atividades seria essencial para reduzir a transmissão do vírus e a quantidsde de mortes. 

"Acredito que 2 a 3 semanas poderiam frear essa situação de uma forma bem intensa, desde que haja uma grande adesão por parte da população", afirmou.

Fonte: CNN