Justiça aceita recurso do Flamengo e revoga decisão sobre entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo

14 de julho 2026 - 08h56
Créditos: Reprodução


O Flamengo informou, nesta segunda-feira, que a Justiça Federal de São Paulo reconsiderou a decisão que determinava a entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo. A decisão acatou um recurso interposto pelo clube rubro-negro, que afirmou seguir "confiante no reconhecimento definitivo de seus direitos sobre o troféu".

A decisão é da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, que reconsiderou o caso a pedido do Flamengo. Ficou definido, ainda, que a competência para deliberar sobre o destino da Taça recai sobre a Justiça Federal do Rio de Janeiro. Desta forma, o troféu segue sob depósito da Caixa Econômica Federal.

A Taça das Bolinhas é objeto de disputa antiga entre Flamengo e São Paulo. A Confederação Brasileira de Futebol (então Confederação Brasileira de Desportos) determinou, em 1975, que o troféu deveria ser entregue ao primeiro clube a conquistar três títulos consecutivos ou cinco alternados do Campeonato Brasileiro.

O Flamengo entende ter cumprido os requisitos do penta com o título no Brasileirão de 1992, mas o caso se relaciona com o torneio de 1987. A CBF reconheceu o Flamengo como campeão de 1987 em 2011, mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018 fez do Sport o único campeão do ano. Desta forma, o São Paulo seria o primeiro pentacampeão após o título do Brasileirão 2007.

Leia a nota do Flamengo na íntegra:
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que a decisão da Justiça Federal de São Paulo que determinava a entrega da “Taça das Bolinhas” ao São Paulo Futebol Clube foi reconsiderada nesta segunda-feira (13/07), após recurso interposto pelo Flamengo.

Ao reexaminar o caso, a 12ª Vara Cível Federal de São Paulo revogou a ordem de entrega do troféu e indeferiu o pedido do São Paulo, reconhecendo que a competência para decidir sobre a destinação da Taça é da Justiça do Rio de Janeiro.

A Taça das Bolinhas permanece, portanto, sob depósito da Caixa Econômica Federal, exatamente como determinado pela Justiça fluminense. O Flamengo segue confiante no reconhecimento definitivo de seus direitos sobre o troféu."

Fonte: g1

Notícias relacionadas

Últimas notícias