Através de uma articulação do vereador Kleber Fernandes, a Prefeitura de Natal liberou nesta sexta-feira, 31, a reabertura das academias de artes marciais e outras modalidades esportivas na capital potiguar. O vereador esteve com o prefeito Álvaro Dias na noite da quinta, 30, e apresentou o pleito junto com um protocolo de medidas de segurança elaborado pela Federação de Judô do Estado, sob a coordenação do presidente da entidade, professor Tibério Maribondo. 

O protocolo conta com a chancela de um grupo de médicos e já é utilizado em outros países, garantindo o necessário distanciamento e o retorno gradual das artes marciais de forma responsável e segura. Os critérios estabelecidos implicam uma série de cuidados que devem ser tomados tanto pelas academias como individualmente pelos alunos.

“Quem me acompanha, quem acompanha meu dia a dia, sabe que sou um esportista e grande entusiasta dos benefícios que a prática esportiva traz para a vida e para a formação integral das pessoas. Por isso, fiz questão de ir pessoalmente ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, fazer este pedido. Detalhei a ele os protocolos de biossegurança e de manutenção do necessário distanciamento social que estes estabelecimentos, professores e alunos estão prontos para adotar e como isso pode impactar a saúde e a economia da nossa cidade”, afirma o vereador.

Ele destaca, ainda, que o prefeito Álvaro Dias foi sensível e reconheceu a validade e justiça do pleito. “Já saí da Prefeitura com o Decreto escrito e assinado. Ele estará publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município. Faço questão de agradecer de público ao prefeito por sua sensibilidade. Esta é uma vitória que é nossa. De todos os que acreditam no esporte como filosofia de vida e instrumento de disseminação dos melhores valores para a vida em sociedade”, ressalta Fernandes.