LG anuncia saída do ramo de celulares; fábrica no Brasil deve ser afetada

05 de Abril 2021 - 12h55
Créditos:

A LG divulgou nesta segunda-feira (5) que vai encerrar a produção de celulares, depois de sucessivos prejuízos na área. No Brasil, a medida deve impactar diretamente a fábrica da empresa em Taubaté, de São Paulo, a única da marca sul-coreana no país voltada para produção de smartphones. A unidade, que também fabrica monitores, tem aproximadamente 1 mil funcionários, sendo 400 alocados na área celulares.

A produção de monitores em Taubaté não deve ser impactada pela medida. O anúncio de hoje também não deve afetar a outra fábrica da LG no país, que fica em Manaus, Amazonas.

A LG se torna a primeira grande empresa que produz celulares a sair deste mercado. A sul-coreana diz que o encerramento das operações foi definido após sucessivos prejuízos na área. A companhia havia tentado vender todo o setor, sem sucesso.

"Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) [em perdas] até o final de 2020", informou a empresa em nota.

Os colaboradores da divisão de celulares da fábrica de Taubaté aprovaram estado de greve no dia 26 de março. Na ocasião, eles tentaram negociação com a empresa frente às incertezas.

Fonte: G1