Líder do PT declara que haverá “consequências” em derrubar o IOF

17 de Junho 2025 - 08h21
Créditos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O líder do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que haverá “consequências” em derrubar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A fala se deu durante o plenário da Câmara nesta segunda-feira (16) que aprovou o requerimento de urgência para revogar o decreto que aumentou o IOF.

“Eu quero dizer aqui que a nossa bancada vai votar contra. Mas a nossa bancada tem muita confiança que esse plenário não vai votar o mérito do projeto. Porque votar o mérito do projeto tem consequências”, declarou o deputado durante o seu discurso.

O PT votou contra o requerimento de urgência do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) que revoga o aumento do IOF. A aprovação foi por 346 votos a 97. Agora, a proposta pode ser votada no plenário a qualquer momento.

URGÊNCIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários decidiram na quinta-feira (12) pautar o requerimento de urgência do PDL que anula o decreto de aumento do IOF.

A decisão de pautar o requerimento de urgência veio depois do governo editar uma MP na 4ª feira (11.jun) que estabelece novas tributações sobre instrumentos financeiros. Entre os produtos afetados estão a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e a LCI (Letra de Crédito Imobiliário).

Com informações de Poder 360

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!