Um problema muito comum, mas que incomoda bastante são as varizes. As veias dilatadas que saltam à pele não atrapalham apenas a estética corporal, elas também provocam dores e desconfortos. Existem vários “graus” de varizes, podendo ser mais leves ou mais graves, chegando a comprometer a mobilidade do paciente.

Por esse motivo, muitas pessoas procuram por tratamentos alternativos, como utilizar alecrim com limão. Contudo, será que essa mistura realmente provoca um ganho real na qualidade de vida? 

É importante enfatizar que as varizes, bem como qualquer situação que comprometa a saúde, não devem ser negligenciadas. Diante do aparecimento das veias inchadas e saltadas, o correto é procurar por um especialista no assunto. Tratamentos naturais realmente podem funcionar bem e oferecer melhora na situação geral. Porém, todo problema relacionado ao corpo deve ser avaliado profissionalmente.

O limão é uma fruta cítrica rica em vitaminas C e do complexo B, ácidos naturais, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Além disso, ele também possui quantidade considerável de fibras e antioxidantes. Os benefícios do limão são vários e ele pode ser ótimo para dietas e para melhorar o fluxo intestinal. Porém, uma das principais características deste fruto está na sua capacidade diurética.

Por isso, o limão auxilia na eliminação de líquidos e fluidos indesejáveis do corpo. Em outras palavras, ele tem uma ação poderosa quando o objetivo é desinchar o organismo. Assim, todas as estruturas corporais, como as veias, são beneficiadas por esse efeito diurético.

Enquanto isso, o alecrim conta com grande quantidade de vitaminas B1 e B2. Fora isso, ele também é um excelente anti-inflamatório, bactericida, fungicida e tem poder diurético. O alecrim é usado há tempos para amenizar dores reumáticas decorrentes de inchaços nas pernas.

Como se pode observar a partir das informações acima, os dois ingredientes têm um potencial enorme de benefícios para o corpo. Mais do que isso, eles trabalham de forma conjunta para desinchar e desinflamar o organismo. Dessa forma, a mistura de limão com alecrim pode sim ajudar a amenizar as varizes. Caso o problema seja recente e as varizes estejam bem no começo, a ajuda será ainda mais efetiva.

Como usar limão e alecrim para as varizes?

Para fazer essa mistura em casa, você precisará de:

  • 2 limões Taiti;
  • 500 ml de água gelada;
  • 2 colheres de chá com alecrim desidratado (ou fresco).

Retire a parte branca e as sementes que estão no miolo dos limões. Depois, bata tudo no liquidificador até que o líquido fique bem homogêneo. Então, passe por um coador e sirva a bebida gelada.