Lojistas querem retirar homenagem a Paulo Gustavo de nome de rua; saiba o motivo

11 de Junho 2021 - 06h48
Créditos:

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) pede ao prefeito da cidade, Axel Grael (PDT), que reverta a alteração do nome da Rua Coronel Moreira César, que foi rebatizada para Rua Paulo Gustavo após a morte do ator.

O presidente da entidade, Charbel Tauil, afirma ao UOL que a mudança prejudica os comerciantes da região. Ele argumenta que os lojistas precisarão arcar com os custos de alterar o endereço em materiais de marketing, e também nos documentos de suas empresas, já que fornecedores não fecham contratos caso o nome da rua esteja diferente no endereço de entrega e no CNPJ.

Questionado pelo UOL se o sindicato já recebeu reclamações sobre problemas do tipo desde a mudança, que aconteceu no dia 19 de maio, Tauil respondeu que não, porque a instituição não tem esse tipo de alcance com os filiados.

Em ofício enviado à Prefeitura no dia 10 de maio, antes da aprovação da mudança, o sindicato afirma que vê como "justíssima" a homenagem, mas questiona a consulta pública que a originou: "A pergunta da consulta ('Você concorda com a substituição do nome do Coronel Moreira César, em Icaraí, pela Rua Ator Paulo Gustavo?') não deixava margem para nenhuma outra sugestão, praticamente direcionando o votante".

Tauil também questiona a "temporalidade" da pergunta: "A consulta foi feita no mesmo dia da morte. Na emoção, obviamente 100% da população vai dizer sim".

No ofício, a entidade argumenta: "Guardadas as devidas proporções, imagine o Rio de Janeiro trocar o nome da Avenida Rio Branco, ou São Paulo rebatizar a Avenida Paulista. Pois é o que, numa escala obviamente muitíssimo menor, a Moreira César representa para Niterói".

Com informações de UOL