Mãe de Bolsonaro é vacinada com 2ª dose da CoronaVac

08 de Março 2021 - 13h07
Créditos:

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bunturi Bolsonaro, de 93 anos, foi vacinada na manhã desta segunda-feira (8) com a segunda dose do imunizante CoronaVac, produzido pela chinesa Sinovac com parceria do Instituto Butantan. Ela recebeu um profissional da saúde em casa, na cidade de Eldorado, interior de São Paulo.

Segundo informações do cartão de vacinação fornecido pela prefeitura, Olinda havia recebido a primeira dose no dia 12 de fevereiro e aguardou 24 dias para receber a segunda.

Seis dias após a mãe receber a primeira dose, Bolsonaro disse que ela havia sido imunizada com uma dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, mas que o cartão foi rasgado e substituído por outro com a indicação da CoronaVac.

"Aqui está o cartão de vacina da minha mãe, ela foi vacinada no dia 12 de fevereiro, primeira dose, lote tal, fabricante Oxford. 'Tá' aqui. Ela foi vacinada e o cara [profissional de saúde que aplicou a vacina] foi embora. Horas depois ele volta apavorado, chamou a pessoa que acompanha minha mãe, pegou o cartão de vacina e rasgou. Daí entrega para minha mãe um cartão escrito vacina do Butantan", afirmou o presidente.

A administração municipal disse que abriu sindicância administrativa e que não confirmaria a informação sobre o imunizante aplicado "por motivos de sigilo de dados sensíveis de pacientes". O número do comprovante do cartão que acabou vazando mostra um número de lote compatível com a CoronaVac.

Nesta segunda-feira (8), o Governador de São Paulo, João Doria, confirmou em entrevista coletiva a vacinação da mãe de Bolsonaro e o imunizante aplicado. "Quero registrar minha alegria com a notícia que Olinda Bolsonaro, 94 anos, acaba de receber segunda dose da vacina do Butantan, a CoronaVac, em Eldorado. A senhora está salva com vacina do Butantan. A senhora deu um exemplo de amor à vida", afirmou.

Os técnicos que foram à residência da mãe do presidente afirmaram que Olinda estava bem humorada e que os recebeu muito bem.

Fonte: UOL

Fotografia: Dione Aguiar/G1