Um arquivo de texto com 100 GB compartilhado em um fórum de hackers expôs mais de 8,4 bilhões de senha na internet. Esse vazamento é considerado o maior da história, de acordo com especialistas da área de segurança cibernética.

Quando vazou os dados, o responsável afirmou ter 8,2 bilhões de senhas disponíveis. Mas, acabou corrigindo o número para os 8,4 bilhões. O caso é chamado de ‘RockYou2021’, segundo o site especializado em cibersegurança Cyber News. O nome é uma referência ao ‘RockYou’ de 2009, que expôs ‘apenas’ 32 milhões de senhas.

Nem todos os dados, porém, são novos. Esses códigos foram reunidos nos últimos anos, reunindo dados de vazamento anteriores. As senhas expostas têm entre seis e 20 caracteres. Ainda de acordo com Cyber News, não há espaços em branco, nem ASCII, linguagem unificada de computadores.

Antes desse novo vazamento, o maior foi o Compilation of Many Breaches (COMB), em fevereiro deste ano, com 3,2 bilhões de senhas expostas. Suspeita-se que a lista atual sirva como um “dicionário” para facilitar ataques.

O ideal é que todas as senhas sejam atualizadas. Vale lembrar ainda as principais dicas na hora de escolher, como usar no mínimo oito caracteres, com combinações entre números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.

Evite sempre usar datas de aniversários, sua ou de parentes e amigos, além de nome das pessoas. Também é importante ativar a verificação em duas etapas nas contas que disponibilizam a configuração.

Fonte: Olhar Digital