Mais de 30 filhotes de tartarugas morrem atropelados na Redinha

25 de Abril 2025 - 19h26
Créditos: Reprodução

Mais de 30 filhotes de tartaruga-de-pente — espécie criticamente ameaçada de extinção — morreram atropelados na noite desta quinta-feira (24) na Avenida Litorânea, na praia da Redinha, Zona Norte de Natal. Apenas um filhote foi encontrado com vida e devolvido ao mar por moradores.

Segundo especialistas, os animais podem ter se desorientado por conta do excesso de luz artificial na região. A espécie costuma se guiar pela claridade do horizonte marinho ao nascer, mas em áreas urbanizadas, como a Redinha, a fotopoluição leva os filhotes na direção contrária ao mar.

“A luz artificial pode confundir os filhotes, levando-os para ruas, onde ficam vulneráveis à desidratação, atropelamentos e até resíduos sólidos”, explicou a bióloga Isadora Barreto, do projeto Tartarugas ao Mar. Segundo ela, o Rio Grande do Norte é o maior berçário do Atlântico Sul para a espécie.

O Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) destacou que o período de desova vai de novembro a abril, e a temporada atual está em fase final. O atropelamento ocorreu por volta da meia-noite e foi testemunhado por um grupo de amigos que voltava da praia.