
Um homem de 60 anos que mora na cidade de Campo Bom (RS) é a primeira pessoa do Rio Grande do Sul a receber diagnóstico de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Ele viajou para Milão, na Itália, entre 16 e 23 de fevereiro, começou a sentir febre e ter tosse em 29 de fevereiro e procurou uma clínica privada no dia seguinte. Como tinha sintomas leves, foi aconselhado a ficar em casa em isolamento domiciliar e foi monitorado pela vigilância epidemiológica.
A Itália, que passa por um surto da covid-19 e é o segundo país com mais casos da doença, proibiu, na noite de segunda (9), a circulação de pessoas pelo país, um esforço que busca conter o avanço do novo coronavírus.
Depois que seus exames deram negativo para os vírus respiratórios mais comuns no país, a análise para coronavírus foi feita, no dia 9 de março, e deu positivo para o Sars-CoV-2.
Seu quadro é leve e nenhum familiar que mora no mesmo endereço apresentou sintomas.
Atualmente, há 31 casos de coronavírus confirmados no Brasil. Os casos confirmados estão distribuídos em sete estados: São Paulo (16), Rio de Janeiro (8), Bahia (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Alagoas (1) e Rio Grande do Sul (1). Há também um caso confirmado no Distrito Federal.
Com informações da Folha de S. Paulo.