
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), resolveu fechar igrejas, bares e restaurantes, de 15 a 21 de março, em São Luís e municípios limítrofes para conter a disseminação do novo coronavírus. Por isso, o gestor anunciou um auxílio emergencial estadual para ajudar os empresários.
O anuncio foi realizado na manhã desta sexta-feira (12). Dino fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais para anunciar as novas medidas para o combate à covid-19. De acordo com o governador, as ações valerão somente para a ilha, onde o índice de contágio está maior no Maranhão.
O governo estadual disponibilizará dois auxílios. O primeiro é para o setor cultural, tendo emvista que muitos artistas estão impossibilitados de trabalhar. A parcela única de R$ 600 será paga no próximo dia 19. Para receber, é preciso que o artista tenha participado da Lei Aldir Blanc, e que esteja cadastrado na Secretaria de Estado da Cultura.
Já o segundo auxílio será para micro e pequenos empresários donos de bares e restaurantes. A parcela única no valor de R$ 1.000 será paga na mesma data do setor cultural. Para receber o auxílio, o empresário terá que estar cadastrado na Secretaria de Indústria e Comércio. Assim, será possível verificar a existência da empresa, e se pertence ao ramo de bares e restaurantes.
Para Flávio Dino, a medida é importante "porque todos os médicos, profissionais de saúde e cientistas têm lembrado que bares e restaurantes são lugares propícios para que as pessoas não usem máscara".
Fonte: Poder 360