Créditos:
A Marinha realizou hoje (12) o afundamento do navio mercante Stellar Banner, que estava encalhado na costa do Maranhão há três meses devido a uma fissura no casco. A embarcação estava a serviço da Vale e carregava toneladas de minério de ferro, que foram retiradas antes do procedimento. 
De acordo com o Comando do 4° Distrito Naval, o afundamento ocorreu por volta das 10h e seguiu normas internacionais de segurança ambiental. A operação foi realizada após o navio ter sido rebocado para uma região de águas profundas.
Segundo a Marinha, uma equipe será mantida na área por três dias para monitorar eventuais objetos que possam se soltar do navio e evitar que manchas de óleo possam se espalhar. Uma aeronave contratada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que também acompanhou a operação, também vai continuar no local.
![[VÍDEO] CHOCANTE: Jovem descobre que namorado de necrotério mantinha relações com cadáveres após exame revelar bactéria incomum](/storage/2026/07/01KWG6CJ7840ER2ZT0VM8CAY34.jpg)

![[VÍDEO] Ramal do Apodi: Governo Lula usa contêiner improvisado para garantir passagem de água no RN](/storage/2026/07/01KWFNRWXCM600BJBTMJTD6GYM.jpg)