Médica diz que mais de 90% de internados em UTIs no RN usaram Ivermectina

23 de Fevereiro 2021 - 09h16
Créditos:

Em entrevista concedida ao Bom dia RN nesta terça-feira (23), a professora da UFRN e médica infectologista Marise Reis, que é membro do comitê científico do estado, afirmou que mais de 90% dos pacientes internados nas UTIs com Covid-19 no Rio Grande do Norte tomaram remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Ela criticou o uso de medicamentos como a ivermectina como medida de prevenção à doença.

O uso do medicamento foi recomendado, inclusive, pelo prefeito de Natal e médico Álvaro Dias durante entrevista coletiva nesta terça-feira (23), quando ele anunciou novas medidas de combate à disseminação da doença na capital potiguar.

A infectologista também falou sobre o aumento da ocupação de leitos de UTI Covid nos hospitais públicos e privados do estado e cobrou responsabilidade da população para tentar frear a transmissão da doença.

“Mais de 90% dos doentes que estão internados nas nossas UTIs fizeram uso de ivermectina. Então significa que ela não é capaz de fazer o que se promete”, disse a infectologista.

“Não adianta a população, as pessoas, se esconderem por trás de um comprimido de ivermectina, achando que ele vai te proteger. Não vai. A literatura já é clara em relação a isso. Não há evidências de que esse medicamento protege contra a Covid. Então, o apelo que nós fazemos é: não tome remédio e saia por aí achando que você não vai adoecer", acrescentou.