Médica pediatra morre em Natal aos 83 anos

09 de Março 2021 - 10h11
Créditos:

A médica pediatra Teresinha Mendes Cunha, de 83 anos, faleceu na noite desta segunda-feira (08), aos 83 anos. Ela se tratava de um mieloma múltiplo e decorrente disso teve uma pneumonia. O corpo foi sepultado no final da manhã de hoje, no Morada da Paz, em Emaús.

De acordo com informações do Blog Thaisa Galvão, durante quase 50 anos ela atuou como pediatra dedicada à neonatologia, auxiliando na formação de uma geração inteira de pediatras do Rio Grande do Norte.

Teresinha Mendes Cunha nasceu na Paraíba, se formou na UFPB e em Natal, para onde se mudou, casou com Dalton Cunha, que se tornou hematologista e foi eleito deputado estadual.

Irmã do médico Sadi Mendes, Teresinha iniciou a carreira na extinta Fundação SESP, em Macaíba e se destacou na profissão por defender a participação de um pediatra na sala de parto para dar assistência ao recém-nascido.

Trabalhando ao lado do obstetra Leide Morais, introduziu a neonatologia na Maternidade Januário Cicco, onde atuou por décadas. Teresinha fundou ainda o berçário da Casa de Saúde São Lucas, onde permaneceu como pediatra até a maternidade ser desativada.

Viúva desde de 1982, Teresinha deixa os filhos Tatiana Mendes Cunha, Elke Cunha e Dalton Barbosa Cunha Filho, além de seis netos.