
Três médicos que ajudaram na elaboração de dossiê entregue à CPI da Covid, com denúncias contra a operadora de saúde Prevent Senior, suspeita de fraudar atestados de óbito e omitir a covid-19 como causa da morte de pacientes, mostraram o rosto pela primeira vez durante entrevista ao “Fantástico”, da TV Globo, exibida na noite de hoje.
Andressa Joppert, George Joppert e Walter Corrêa, demitidos pela operadora entre agosto do ano passado e fevereiro deste ano, reafirmaram as denúncias sobre pressão para prescrição de medicamentos do chamado “kit covid” —como hidroxicloroquina, que não tem eficácia comprovada contra a covid-19— e revelaram a meta estipulada pela Prevent Senior para que os médicos atendessem 60 pacientes em 12 horas. Eles também rebateram a acusação feita por um dos diretores da empresa, Pedro Batista Jr., sobre a suposta manipulação de dados de uma planilha e invasão de sistema.
A forma vil, a forma de nos chamar de criminosos… Nós não somos criminosos. Nós não invadimos nada. George Joppert, médico que trabalhava na Prevent Senior, em entrevista ao “Fantástico”
A Prevent Senior, que já é alvo de investigações no Ministério Público, na Polícia Civil e na CPI da Covid, é acusada de supostamente pressionar seus médicos conveniados a tratar pacientes com substâncias do “kit covid”.
A empresa também é suspeita de ter conduzido um estudo sobre a hidroxicloroquina no tratamento da doença sem avisar pacientes nem seus parentes. Tal estudo teria omitido mortes de pacientes, influenciando o resultado para dar a impressão de que o medicamento seria eficaz.
Entregava o kit [covid] que já ficava pronto no consultório. Era tudo controlado. Ficava um balde com um monte de saquinhos. Era meio constrangedor, às vezes, entregar as receitas com kits, mas orientava: ‘olha, a gente tem que prescrever. Então você só usa as vitaminas. Não usa a medicação’. Eles estavam de olho em que prescrevia ou não. Era uma coisa que se tinha controle. Então não havia essa autonomia. Walter Corrêa sobre a pressão para prescrição do “kit covid”
Durante a entrevista, os médicos revelaram ainda meta estipulada pela direção da Prevent Senior, para que os médicos atendessem a 60 pacientes em doze horas —o que equivale a um paciente a cada doze minutos.
Infelizmente, eles têm essa política, mas a gente [médicos] sempre tentou fazer com a parte da ética. Eu mesma, por várias vezes, levei bronca por não cumprir a meta. Andressa Juppert revela meta para atendimento de pacientes na Prevent Senior
Os médicos afirmaram ter decidido se expor para denunciar práticas que consideram ilegais, e dizem viver uma rotina de medo e apreensão depois que o nome deles foi divulgado pela própria empresa.
Fonte: UOL