Médicos retiram 300 pedras do rim de mulher que não tomava água

13 de Dezembro 2023 - 15h44
Créditos:

Uma jovem de 20 anos passou por uma cirurgia de emergência em Taiwan para retirar mais de 300 pedras de um dos seus rins. Segundo um comunicado do Hospital de Chi Mei, onde ela foi atendida, a mulher compareceu à emergência sentindo febre e dores no quadril.

A mulher supostamente não gostava de beber água e optava regularmente por chás e bebidas açucaradas. Os médicos acreditam que ela vivia em desidratação crônica, um dos principais fatores para a formação de pedras nos rins.

As maiores pedras entre as centenas retiradas do corpo da jovem tinham cerca de 2 cm de diâmetro. Apenas o rim esquerdo foi atingido.

Foi feita uma nefrolitotripsia percutânea, procedimento considerado minimamente invasivo, em que as pedras são retiradas por um pequeno corte feito nas costas. A paciente recebeu alta poucos dias depois do procedimento.

As pedras são massas duras que se formam no trato urinário e podem provocar dor intensa, hemorragia, infecções e bloqueio do fluxo urinário. Os cálculos são comuns entre pessoas cuja dieta é muito rica em proteína de fonte animal, têm parentes próximos que tiveram a condição ou que não bebem água suficiente.

Com informações de Metrópoles