Meia Maratona do Sol volta às ruas de Natal com pioneirismo em protocolos de biossegurança

19 de Setembro 2021 - 06h32
Créditos:

Depois de dois anos de espera, atletas amadores e profissionais de todo o Brasil participaram neste sábado (18) da tradicional Meia Maratona do Sol, que ganhou as ruas de Natal com largada e chegada na Arena das Dunas. Por conta da pandemia da covid-19, a corrida precisou ser adaptada aos novos protocolos de biossegurança, com mudança na estrutura, no percurso e na duração da prova, que já é considerada pioneira do segmento no país a ser realizada de forma segura.

Nessa perspectiva, a Meia do Sol priorizou apenas a participação de pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose contra a covid-19 em um intervalo de 15 dias. Para garantir a vaga, o atleta precisou apresentar o certificado de vacinação. Para evitar aglomeração, a quantidade de atletas inscritos nas três distâncias (21km, 10km e 5km) foi reduzida. Cada distância contou com no máximo 1.800 pessoas, divididas entre as categorias PCD (Pessoa com Deficiência), Elite e Largada Premium.

Durante a prova, os participantes receberam máscaras de proteção individual, já que o uso do acessório ainda é considerado obrigatório em todo território nacional. A competição esportiva também fez o controle de acesso ao local de provas e áreas comuns; adequação dos percursos, com horários de largada escalonados; higienização reforçada em todos os itens de hidratação, entre outras medidas.

“Apesar das adequações necessárias em toda a corrida, conseguimos realizar em 2021 uma competição esportiva acima da média e segura para todos, fazendo o que sabemos de melhor a cada edição, que é disseminar a cultura do esporte, através do atletismo, e impulsionar o turismo local. Todos estão de parabéns”, afirma Gabriel Negreiros, diretor de Comunicação da HC Sports, empresa idealizadora da Meia Maratona do Sol.

A Meia do Sol aconteceu um dia após o início da fase 5 do decreto estadual, publicado no dia 23 de junho. De acordo com o documento, está permitida a reabertura gradual dos eventos sociais, liberando a ocupação de 100% da capacidade do local.

Para ser realizada, a competição teve o aval do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal, por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a partir dos indicadores epidemiológicos, da queda na taxa de ocupação de leitos críticos e do avanço da vacinação contra a covid-19.

Estreando na Meia Maratona do Sol, a pernambucana Cristina Silva, de 58 anos, veio do Recife (PE) com um grupo de três amigos. Ultramaratonista, a atleta correu os 21km. “Está sendo uma emoção está aqui. A cidade é maravilhosa, a corrida bem organizada. Se tivesse os 42 quilômetros, eu correria”, contou.

Premiação (5km feminino)

Mais conhecida como a “filha do vento”, a natalense Lucineide Ferreira venceu pela quinta vez a prova de 5km feminino com o tempo de 19min40. “Nesse período de pandemia foi muito difícil treinar com o isolamento social, porque a gente depende da rua. Hoje o vento até atrapalhou um pouquinho, mas estou muito feliz com mais esse resultado”, disse.

Premiação (10km feminino)

Natural de Serra de São Bento, a potiguar Fernanda Ingrid Bezerra dos Santos tornou-se bicampeã na categoria 10km feminino. “Essa vitória eu dedico a toda a minha família”, comemorou.

Premiação (10km masculino)

Corredor assíduo da Meia do Sol, o natalense Karlos Emmanuel é estreante no pódio dos 10km masculino com o tempo de 32min03. “Estou bastante feliz por ganhar uma prova dessa, importante, difícil, com vários atletas bons, mas consegui o resultado esperado. Tenho só o que agradecer a Deus”, frisou.

Premiação (21km feminino)

Com o tempo de 1h25min, a cearense de Fortaleza, Aline Prudêncio, correu pela primeira vez na Meia do Sol e carimbou sua participação com o troféu de primeiro lugar. “Fazia dois anos que eu não participava de prova, mas foi uma sensação incrível. O percurso sofrido, mas a energia da galera foi contagiante”, afirmou.

Premiação (21km masculino)

Depois de dois anos longe das pistas, o meia maratonista José Marcio Leão leva para Garanhuns (PE) sua primeira vitória na Meia do Sol com o tempo de 1h7min. “Treinei bem para essa meia maratona. Estou muito feliz. Queria mandar um abraço para o meu treinador Danilo, de São Paulo. Estamos fazendo um grande trabalho e espero outros bons resultados daqui para frente”, desejou.

Rota Musical

Para agregar valor à Meia do Sol, o Projeto Rota Musical animou e motivou os atletas ao longo dos percursos pela segunda edição consecutiva. A iniciativa distribuiu sete palcos, cada um com shows dos cantores Rafa Barros e Jon Costa, além das bandas Nu Lance, Dubê, Fuxico de Feira, Batukedô e Gota Elétrica.

Idealizado e realizado pela Crion Eventos, o Rota Musical conta com patrocínio da Unimed Natal e Arena das Dunas por meio da lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal. “Neste ano, intensificamos o nosso compromisso de valorização de músicos potiguares que, por conta da pandemia, também foram bastante prejudicados e ficaram sem realizar shows. É muito bom poder retomar esse movimento”, conta a diretora da Crion Eventos, Chirley Dantas.