
O ministério do Desenvilvimento Regional emitiu comunicado neste domingo (30) informando que a Defesa Civil Nacional está em contato com a Defesa Civil do estado de São Paulo, seguindo os protocolos técnicos de alerta, amparo e assistência às regiões afetadas pelas chuvas. Desde o último dia 26, já foram emitidos 78 alertas.
Neste domingo (30),o ministro Rogério Marinho telefonou para os prefeitos de Várzea Paulista, Embu das Artes, Francisco Morato e Franco da Rocha, onde há registros de óbitos, em solidariedade às vitimas e para assegurar apoio aos municípios, inclusive com a disponibilização de recursos.
Nesta segunda-feira (31), o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, viajará para São Paulo a fim de dar celeridade à assistência aos municípios.
De acordo com o comunicado, o ministério afirma estranhar as declarações do governador João Dória "que parece desconhecer a natureza técnica do trabalho ministério, que não se pauta pela política eleitoral."
Não foi recebida nenhuma solicitação de recursos do estado ou dos municípios de São Paulo por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, informa o MDR, que afirma que condena o uso político da tragédia e espera que o governador atue no levantamento e cadastramento dos danos no sistema para que o governo federal apoie as regiões conforme prevê a legislação.