
Em audiência no Senado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, disse nesta sexta-feira (9) que se os incêndios seriam menores no Pantanal se mais gado na região. Segunda ela, “o boi é o bombeiro” do bioma. A afirmação foi feita durante reunião da comissão temporária do Senado que acompanha as ações de combate aos incêndios no Pantanal.
“Falo uma coisa que às vezes as pessoas criticam. Mas, o boi, ele ajuda. Ele é o bombeiro do pantanal, porque ele é quem come aquela massa do capim, seja o nativo ou plantado. É ele que come essa massa para não deixar como este ano nós tivemos. Com a seca, a água do subsolo também baixou os níveis. Essa massa virou um material altamente combustível”, disse.
Para a ministra, o ocorrido deve ser tomado como reflexão. “Talvez, se tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor do que nós tivemos este ano. Mas isso tem de servir como reflexão do que temos de fazer”, afirmou.
Ainda durante a audiência, Tereza Cristina elogiou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
“Os 2 foram ágeis, tanto em liberar recursos para os Estados, de forma mais célere, como no envio de aviões e helicópteros para nos atender nesse momento que ainda estamos atravessando. Sempre com muita seriedade, estamos trabalhando para que, a persistir a seca no próximo ano, não enfrentemos uma crise tão grande”, declarou.
Fonte: Poder 360