Ministro do RN discute melhorias do setor com Agência Espacial Brasileira

01 de julho 2020 - 08h42
Créditos:

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, recebeu, nesta quarta-feira (1), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura. Na pauta, o presidente apresentou as propostas da agência e discutiu sobre as oportunidades no setor espacial brasileiro. 

Fábio Faria reforçou seu compromisso com a área e reafirmou que estará atuando e incentivando melhorias nos programas, juntamente com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações). Na semana passada, o ministro participou do lançamento do Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), que agora é responsável pelo monitoramento e controle dos satélites brasileiros, especialmente do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

O SGDC tem o objetivo de fornecer cobertura de serviços de internet a 100% do território nacional, de forma a promover a inclusão digital para todos os cidadãos, além de fornecer um meio seguro e soberano para as comunicações estratégicas do Governo Federal. 

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.